Em grupos de estudos religiosos, palestras ou até mesmo encontros de cunho religioso, pode ser que você seja a pessoa escolhida para fazer uma oração inicial. Nessa hora pode bater a timidez e a dúvida: como fazer uma boa oração inicial?
Saiba que você não é o único que passa por um momento desconfortável na hora de fazer uma prece inicial. Todas as pessoas, por mais extrovertidas que sejam, podem ter medo de gaguejar, não escolher as palavras adequadas ou mesmo travar na hora de fazer uma boa oração inicial.
Pessoas tímidas e introvertidas podem se sentir mais desconfortáveis com toda a atenção e a responsabilidade. No entanto, não se preocupe. Todas as pessoas em um grupo religioso respeitarão seu modo de orar. Isso porque o respeito mútuo é um dever de todos os participantes de uma religião.
Dessa maneira, ninguém esperará por uma prece perfeita. Mas existem algumas dicas que você pode seguir sobre como fazer uma boa oração inicial.
Pauta do artigo
Como fazer uma boa oração inicial?
1. Fale a oração em voz alta
Orar sozinho é diferente de fazer uma prece inicial para um grupo. Ou seja, é uma prece coletiva. O grupo todo deve ser capaz de ouvir sua oração.
Não há problema em ficar tímido, travar um pouco nem gaguejar. O ideal é falar de forma concisa, em voz alta e devagar, para que todos os membros sejam capazes de acompanhar sua oração.
Também faça uma pausa após cada frase dita. Os outros participantes poderão repetir a frase ou entendê-la de forma mais clara.
2. Agradeça a oportunidade
Seja um grupo de estudos, uma palestra ou uma reunião religiosa com outro objetivo, o ideal, de acordo com o site Supersticiosidade, é iniciar a prece agradecendo a oportunidade de fazer o evento. Agradeça a presença de todos os envolvidos, todos os benefícios que a reunião trará e também peça pelo bom andamento da reunião, conforme seu intuito.
3. Observe como os outros fazem a prece inicial
Antes de ser convidado a fazer a prece inicial, aproveite as reuniões anteriores para observar como cada participante faz a oração inicial. Cada um tem seu modo específico de orar. Você pode usar isso como exemplo na hora de fazer sua própria oração.
Apenas leve em consideração os pontos positivos. Se a outra pessoa gaguejar ou travar, tenha respeito e continue em silêncio.
4. Faça uma oração curta
Conforme já dito, uma oração em grupo é diferente do que orar sozinho. Se você está reunido com outras pessoas, há um intuito para reunião. Provavelmente ela tem horário para começar e para terminar. Por isso é tão importante fazer orações curtas, para não tomar o tempo do objetivo da reunião.
Você pode agradecer, pedir que a reunião seja bem-sucedida e finalizar pedindo que a reunião seja produtiva. Também vale finalizar com um Pai Nosso ou uma Ave Maria, para que todos possam participar juntos.
Não esqueça de manter na mente que o intuito de sua prece inicial é abrir uma reunião. Ou seja, nada de expor informações ou fazer pedidos pessoais.